O cabelo é considerado uma parte importante do nosso corpo por muitas pessoas, sendo até uma expressão corporal do momento que se está vivendo. Quem nunca cortou ou pintou o cabelo após o término de um relacionamento ou mudança de emprego? O corte que você escolhe, a cor, o comprimento são formas de expressar ao mundo como estamos nos sentindo, inclusive o reflexo de nossa saúde.

Embora a nutrição não seja o princípio quando o cabelo não está tão saudável, ela certamente desempenha um papel fundamental. Nosso cabelo possui 3 estágios principais de vida: o crescimento (Anágena), a transição (Catágena) e o repouso (Telógeno). Seu estilo de vida, estresse e estado nutricional podem afetar cada um desses estágios, causando uma duração mais curta do crescimento do cabelo, um atraso no novo crescimento e/ou o desenvolvimento de cabelos mais finos.

Aqui estão 5 questões importantes para se manter um cabelo saudável:

  1. Procure relaxar! O estresse pode causar estragos na sua saúde e, posteriormente, no seu cabelo. Altos níveis de estresse fazem com que seu corpo libere o hormônio cortisol, o que pode mudar os ciclos do fio. Embora não seja possível interromper a produção de cortisol, existem alguns cuidados que você pode ter, como o uso de certas cepas probióticas como Lactobacillus e Bifidobacterium, encontradas na maioria dos suplementos probióticos, bem como em produtos lácteos fermentados. Portanto, inclua coisas como kefir e iogurte natural em seu dia.
  2. Apoie o metabolismo do seu cabelo. Assim como qualquer outra célula do seu corpo, as células capilares precisam de energia para o seu crescimento, sendo que muitos fatores podem afetar o metabolismo do cabelo, incluindo envelhecimento, altos níveis de inflamação e desequilíbrios da tireoide, o que deixa o corpo com menos energia para o crescimento saudável do cabelo. Os nutrientes essenciais para manter uma boa saúde da tireoide são o iodo, o selênio e o zinco, todos produtos à base de peixe e algas marinhas, que são uma ótima fonte. Procure consumir pelo menos 2-3 porções de peixe por semana, sendo pelo menos uma porção de peixes mais gordos, como o salmão, atum e a sardinha.
  3. Esteja ciente da poluição. Infelizmente, viver na cidade significa que seu cabelo pode absorver muitos poluentes e metais pesados, como cobre e ferro. Combinado com o uso excessivo de ferramentas quentes (secador, babyliss, chapinha) e uso constante de produtos químicos, o ciclo natural do cabelo pode ser interrompido e torná-lo opaco e seco. Neutralize todos esses ataques externos fazendo uso ade alimentos que sejam fonte de antioxidantes, como frutas e vegetais ricos em vitaminas C e E, por exemplo, além do consumo de fontes gorduras saudáveis, como azeite extra virgem e nuts (nozes, amêndoas, castanhas).
  4. Cuidado com os metais pesados. Em níveis tóxicos, o mercúrio pode causar danos por radicais livres, sendo que seus sintomas podem variar de fadiga, depressão, insônia e queda de cabelo. Quando você come frutos do mar contendo metilmercúrio, 95% da toxina é absorvida, então limite o consumo. Experimente não comer mais do que 4 latas de atum por semana. O atum contém níveis mais elevados de mercúrio do que outros peixes, mas, novamente, isso só se torna um problema com o consumo excessivo e é principalmente aplicável a mulheres que estão tentando/engravidar.
  5. Você penteia o que você come. Nutrientes essenciais e uma boa saúde intestinal são vitais para a construção de um cabelo bonito. Deficiências em proteínas, biotina, vitamina D, iodo, zinco e selênio estão associadas a uma pior saúde do cabelo, mas tome cuidado com a suplementação, pois a suplementação EXCESSIVA de selênio, vitamina A e E está associada à queda de cabelo. Abaixo está uma lista dos principais fatores dietéticos que influenciam o ciclo do cabelo, mantendo tudo funcionando em perfeita sincronia!

Vitaminas principais: A, C, E, D e todas as vitaminas B (não se esqueça que as vitaminas A, D e E são solúveis em gordura, pois requerem pelo menos 3g de gordura na refeição para serem absorvidas).

Principais proteínas: metionina, cisteína, lisina, queratina, bem como ingestão geral adequada

Minerais essenciais: iodo, zinco, ferro, selênio, cobre e manganês.

Você pode entrar em contato comigo para receber um suporte individualizado e especializado para melhorar a saúde de seu cabelo. ACESSE AQUI e agende um horário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *