
Já parou para pensar qual é o café da manhã ideal? Deve já ter escutado ou lido que o café da manhã ideal deve conter uma porção de carboidratos de absorção lenta, um pouco de gordura saudável, uma porção de proteína magra, uma porção de laticínios e frutas. O problema é que este café da manhã ideal pode ser na verdade um sonho, pois todos nós iríamos amar que fosse assim, mas sabemos que a realidade é diferente.
Eu adoraria conseguir consumir o café da manhã recomendado, mas sempre que me forcei a consumir, eu terminei com a barriga inchada e pesada. O tema do café da manhã é mais complicado do que parece. Devemos sempre lembrar que o indicador sempre é o nosso corpo.
Por exemplo, no meu caso, não posso com pão normal ou laticínios. Isso me causa estufamento e náuseas no decorrer do dia. Sei que a maioria precisa do seu pãozinho e sua xícara de café com leite, mas se eu tentar, o inchaço abdominal aparecerá.
Na verdade, sou uma pessoa que não necessita de alimentos logo que acorda. Passei a minha adolescência toda indo para a escola com o estômago vazio e me sentindo super bem. Depois dos 30 anos, resolvi tentar mudar um pouco isso para distribuir as calorias consumidas durante o dia. O que tenho encontrado é que um café da manhã salgado é o que me satisfaz melhor, com simples ovos mexidos, sementes de abóbora e uma xícara de café preto sem açúcar. Tem dias que desejo por algo doce e então recorro ao pão sem glúten com geleia sem açúcar (amo a de morango!), uma fruta (geralmente morango e mirtilo) e o café preto sem açúcar.
Às vezes o que nós gostamos no café da manhã é uma mistura das preferências do nosso corpo, o hábito de muitos anos e as nossas próprias fraquezas. Na maioria dos dias, eu prefiro um café da manhã muito, muito leve em vez de um abundante. Por quê? Simplesmente porque às vezes ele funcionou muito melhor, e eu não posso me forçar a fazer algo que, embora eles dizem que está certo, eu não consigo me beneficiar.
Eu amo a filosofia de que todas as opções que nós escolhemos é justificada se considerarmos nossas circunstâncias e o que sempre acreditou que era certo, ainda mais nessa fase de terrorismo nutricional que estamos vivendo. Tudo tem uma lógica, seja não comer nada até a pessoa que precisa comer bolo e suco de laranja, passando por centenas de hábitos e demandas do paladar que complicam a escolha do café da manhã ideal.
Eu acho que é melhor para encontrar o equilíbrio entre o que é saudável e o que queremos fazendo mudanças gradualmente e esperando as primeiras experiências para ver se aquilo irá nos desapontar ou nos saciar, como minhas primeiras incursões jejum, até que eu descobri que eu me sentia bem melhor nos dias que pulava o café da manhã (lembrando que o jejum não é indicado para todas as pessoas e algumas não se adaptarão). E você, quais são seus hábitos?
Você pode entrar em contato comigo para receber um suporte individualizado e especializado para melhorar a sua alimentação. ACESSE AQUI e agende um horário.